Programa Busca Ativa começa a ser executado em todo o município

Primeiras ações consistiram em panfletagem e visita aos lares.

Para mencionar a relevância do Dia da Educação, a Prefeitura de Junco do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na manhã desta quarta-feira, 28, as ações do Programa Busca Ativa Escolar. A iniciativa prioriza a presença das crianças na escola, por isso houve uma mobilização para identificar e sanar casos existentes.

A secretária de Educação, Francisca de Paula, o prefeito Antonio Filho e a primeira dama Katiuscia, acompanharam as primeiras visitas. “O Programa é importante para que consigamos atingir o nosso objetivo, que é garantir que o direito à educação seja respeitado” comentou o prefeito.

A Busca Ativa será realizada em toda a extensão territorial de Junco. As equipes irão de casa em casa com a certeza de estabelecer uma união entre família, escola e sociedade para que o número de crianças fora da escola seja cada vez menor.

A adesão de Junco ao Programa Busca Ativa externa o compromisso com as mudanças positivas que aconteceram nos últimos anos em toda a Rede Municipal de Educação.

“Junco avançou, somos reconhecidos pelos bons índices e precisamos continuar nesta evolução, por isso pretendemos, por meio do Busca Ativa, trazer aqueles que estão fora da escola para o ambiente escolar, para o mundo transformador que é a Educação” disse um dos professores.

Programa Busca Ativa começa a ser executado em todo o município

SOBRE O BUSCA ATIVA

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.