PNAIC muda cotidiano dos professores de Junco do Maranhão

Fechamento da formação reúne todos os trabalhos produzidos pelos professores alfabetizadores

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso assumido pela Prefeitura de Junco do Maranhão e que vem mudando o cotidiano dos professores do município, sobretudo dos que se tornaram professores alfabetizadores. Ao todo são 115 profissionais, entre professores e mediadores, que ampliam seus conhecimentos e experiência a partir das formações do Pacto.

Durante a sexta-feira e sábado (25 e 26), na escola Antonio Joaquim, todos que fazem o PNAIC acontecer no município estiveram reunidos, produzindo e conhecendo ainda mais acerca das técnicas de alfabetização escolhidas para os cadernos: Alfabetização matemática na perspectiva do letramento e Crianças como leitoras e autoras.

No encerramento, sábado, tudo que foi produzido- cartazes, jogos, peças e outros, esteve em exposição. Os ‘alfabetizadores’ conseguiram um trabalho ótimo, inclusive muito elogiado por quem foi prestigiar o encerramento da formação.

PNAIC muda cotidiano dos professores de Junco do Maranhão

No município o Programa foi coordenado pela professora Deuceles e Carmy Fialho e teve como formadoras as professoras Welda, Elimar, Oziane e Ivonete. A secretária de educação, Francisca Paula, participou do encerramento do programa e agradeceu a equipe do PNAIC, dos professores e da gestão que nunca mediu esforços no que fosse necessário para que o programa alcance os objetivos propostos.

Em vários municípios o Programa não atingiu as metas estipuladas, mas no município, tanto professores quanto comunidade, perceberam logo no início a riqueza de detalhes e de técnicas novas que ajudariam no processo de alfabetização.

Os professores e monitores que integram o PNAIC irrefutavelmente não são os mesmos do primeiro encontro para a formação, sobretudo pela enorme experiência adquirida a medida que as formações iam acontecendo.