Projeto Qualidade de Vida na 3ª Idade torna-se referência e foi registrado por equipe de filmagem de Brasília

A ideia nasceu no Povoado Vera Cruz e agora será mostrada para muitas cidades do país.

Durante dois dias, 12 e 13, uma equipe de filmagem de Brasília esteve em Junco do Maranhão para registrar todas as ações do Projeto Qualidade de Vida na 3ª Idade, que acontece em algumas Unidades Básicas de Saúde do município.  Todos os registros farão parte de um documentário do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde) que contará para outros municípios a mudança pela qual passa a Saúde local.

Os idosos, público alvo do Projeto, não ficaram tímidos diante das câmeras e mostraram como sentem prazer em fazer parte das atividades realizadas pelos profissionais que atuam no ‘Qualidade de Vida na 3ª Idade’. Os sorrisos, o entusiasmo e, acima de tudo, a disposição dos idosos chamaram atenção de quem foi prestigiar as gravações.

A demanda é alta, ao todo são mais de 80 idosos atendidos, e o secretário de saúde, Ayrton Abas, diz que prima pela qualidade das atividades realizadas com o grupo de idosos. “Estamos no caminho certo, nossa felicidade é confirmar isso com a vinda de uma equipe de Brasília para acompanhar e registrar tudo que fazemos pelos idosos do nosso município, via de regra primamos pela qualidade nos serviços que oferecemos a esse grupo” comentou.

O projeto foi criado no Povoado Vera Cruz, a poucos quilômetros da Sede, por isso foi por onde a equipe começou a gravar. Durante a manhã na UBS do Povoado e na parte da tarde as gravações foram de um curso de culinária saudável, que aconteceu na casa da vice-prefeita Fernanda.

Vários pontos do município foram gravados, no entanto o registro das atividades finalizou na Sede do município, onde alguns idosos deram seus depoimentos. O secretário de saúde e outros profissionais também deixaram seus depoimentos.

“O nosso objetivo é alcançar em cada encontro mais idosos e conseguir levar o Projeto para todas as Unidades Básicas de Saúde do município, principalmente para as áreas mais distantes como Vila Paraense e Itaitiua” afirmou o secretário de saúde.

Dentista, nutricionista, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, educador físico e outros profissionais integram o quadro organizado para dar suporte para todas as atividades realizadas com os idosos.

A primeira dama Katiuscia Nascimento e alguns secretários municipais também estiveram presentes para prestigiar as ações. O prefeito Antonio Filho, em Brasília para assinar o termo de adesão ao Programa Internet para Todos, não pode conferir de perto as gravações.

Mais fotos: