Junco do Maranhão mobilizado na Campanha Outubro Rosa

Em todas as unidades básica de saúde as equipes executaram ações com ênfase na prevenção e orientação acerca do câncer que mais atinge as mulheres brasileiras.

Durante os últimos dias a Secretaria Municipal de Saúde de Junco do Maranhão realizou uma enorme mobilização das equipes das unidades básicas de saúde contra o câncer de mama. A Campanha Outubro Rosa foi enfatizada com força e levou orientação e serviços médicos a diversas mulheres do município.

Povoados

Nos povoados as ações foram recebidas com entusiasmo pelas pacientes, na Vera Cruz, por exemplo, a UBS ficou de mulheres em busca de orientação acerca desse tipo de doença. Além de orientá-las através de palestras, o médico Marcos Lemos falou sobre o uso correto dos medicamentos e como diagnosticar os nódulos nos seios.

Junco do Maranhão mobilizado na Campanha Outubro Rosa

Quem esteve na unidade também aprendeu como fazer o autoexame de forma eficiente e recebeu um kit com um panfleto repleto de orientações e preservativos. Vários profissionais trabalharam em conjunto para que outros serviços acontecessem, como os testes rápidos e outros.

A vice-prefeita Fernanda participou do momento e deu ênfase a importância da mulher está sempre atenta para possíveis sinais da doença.

Em Sodrelândia, outro povoado do município, não foi muito distante do que aconteceu na Vera Cruz, no entanto a equipe optou por realizar uma roda de conversa com as mulheres que foram até a UBS.

Junco do Maranhão mobilizado na Campanha Outubro Rosa

Além de orientação profissional, as mulheres puderam participar de um sorteio de uma camisa da Campanha.

Na Sede

A SEMUS optou pela parceria com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e foi até a sede do órgão levar as ações e serviços da Campanha Outubro Rosa. Em poucas horas o espaço ficou completamente lotado.

Junco do Maranhão mobilizado na Campanha Outubro Rosa

O médico Marcos Lemos palestrou acerca das terapias e medicamentos de eficácia contra a doença. Também foi abordado por outros profissionais formas de aumentar a libido por meio do pompoarismo, uma espécie de ginástica que melhora a vida sexual de mulheres e homens.

Houve também orientação para uso correto dos preservativos a fim de evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

Em suma a prevenção do câncer de mama foi o principal objetivo de toda mobilização existente no município. O secretário de saúde, Ayrton do Nascimento Abas, confirma que o sucesso dessa e de outras ações é em função do trabalho em equipe.

Conheça alguns dos profissionais envolvidos na Campanha Outubro

Enfermeira PSF Sede Elizangela Vieira de Oliveira