Dia “D” de combate às Hepatites Virais

SEMUS reúne profissionais para oferecer aos cidadãos um dia inteiro de orientações e de prevenção a uma das doenças mais comuns da atualidade

Para os moradores de Junco do Maranhão a Secretaria Municipal de Saúde sempre tem ofertado o melhor e o que está dentro das possibilidades do município. Na segunda-feira (09) aconteceu mais uma ação para confirmar de vez que a saúde avançou e vem melhorando ainda mais.

O Dia ‘D’ de Combate às Hepatites Virais foi alusivo ao ‘Julho Amarelo’ e abarcou todas as estratégias utilizadas pelas SEMUS para prevenir e diminuir a incidência da doença no município. Com a realização de testes rápidos e aplicação de vacinas, a ação contou com a partição da população que não se negou a obter maiores informações, orientações e tratamento.

Como de costume, o prefeito Antonio Filho e a primeira dama Katiuscia compareceram ao local e foram os primeiros a incentivar os cidadãos a fazer os testes e combater a hepatite viral. Para o secretário de saúde, Ayrton Abas, o impacto positivo resultará em outras ações em combate a doença.

Dia “D” de combate às Hepatites Virais

O que é Hepatite

São consideradas hepatites as inflamações do fígado originadas por diversos motivos, entre eles o uso de remédios e o consumo de álcool e drogas, bem como a infecção por certos tipos de vírus ou a existência de doenças metabólicas, genéticas ou autoimunes.

As hepatites são doenças muitas vezes silenciosas cujos sintomas — como tontura e enjoo, vômitos, dores abdominais, febre, urina escura e pele e olhos amarelados — podem muitas vezes não se manifestar. Os tipos de hepatites virais mais comuns no Brasil são as A, B e C, mas existem ainda os tipos D e E. Um dos principais riscos associados às hepatites (sobretudo aos tipos B, C e D) é de a doença tornar-se crônica — ou seja, persistir por mais de seis meses — e danificar o fígado, causando outros problemas como cirrose e câncer de fígado.

Fonte (https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/07/28/Os-n%C3%BAmeros-da-hepatite-viral-no-Brasil)