Ações da Campanha Janeiro Roxo chegam ao fim com saldo positivo

Ações da Campanha Janeiro Roxo chegam ao fim com saldo positivo

SEMUS confirma várias mobilizações em prevenção e combate a hanseníase  

Por Jornalista Fernando Nascimentho dia em Notícias

 

 

Em Junco do Maranhão chegaram ao fim as ações da Campanha Janeiro Roxo e a Secretaria Municipal de Saúde comemora o avanço no combate a hanseníase. Nas unidades básicas de saúde espalhadas pelo município, durante todo o mês de janeiro, cada microárea foi bem assistida pelos profissionais.  

Ações da Campanha Janeiro Roxo chegam ao fim com saldo positivo

Os agentes comunitários de saúde e toda equipe de cada UBS foram cruciais para levar orientação sobre como identificar os sintomas e avaliar, mesmo que de forma superficial, as manchas e assim saber quando é necessário procurar o serviço médico.

Saiba mais sobre a hanseníase

 

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a doença deixe de ser um problema de saúde pública. Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação. Em 2016, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 28.000 casos novos da doença.

A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase. Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. O período de incubação (tempo entre a aquisição a doença e da manifestação dos sintomas) varia de seis meses a cinco anos. A maneira como ela se manifesta varia de acordo com a genética de cada pessoa.

GALERIA:

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp