Município pontua em transparência pública e ficou regular em avaliação do TCE

Avanços significativos como o Site, Portal da Transparência, Fanpage e Ouvidoria trazem mudanças para a rotina dos cidadãos que buscam acompanhar e fiscalizar a prefeitura.

Junco do Maranhão avança em transparência pública, de janeiro até agora a implantação do site e portal da transparência agregou novas possibilidades de acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos recebidos pelo município. Atualmente todo e qualquer cidadão pode, por meio dessas ferramentas, ter acesso a informações dessa natureza.

Na avaliação trimestral realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão(TCE/MA) o município passou de irregular para REGULAR, fato que constata a veracidade das informações, agilidade na inserção e total transparência pública realizada pela Prefeitura.

Na história administrativa, 23 anos, o município jamais ocupou essa posição, todavia com as novas medidas determinadas pelo prefeito Antonio Filho a transparência pública começa a fazer parte da rotina dos servidores e de todos os outros cidadãos. “A nossa meta é melhorar nosso portal da transparência e o nosso site de maneira gradativa, já avançamos, mas queremos continuar esse avanço para que todos os cidadãos possam saber o que o município recebe, como está sendo gasto e quais são nossas dificuldades” comentou.

Confira aqui a avaliação realizada pelo TCE

Além do site e portal, a prefeitura também criou uma fanpage no Facebook e implantou a ouvidoria eletrônica em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). As ferramentas visam, também, diminuir a carência de informações sobre as ações públicas e oportunizar aos cidadãos um espaço para crítica e sugestões.