Uso obrigatório de máscara

Uso obrigatório de máscara

Use máscara, salve a sua vida e a minha.

Por Jornalista Fernando Nascimentho dia

POR QUE USAR MÁSCARAS FACIAIS PARA PROTEÇÃO?

A covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, é transmitida principalmente por meio do contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e são expelidas por pessoas infectadas. Elas entram em contato com as nossas vias aéreas, e novo coronavírus pode começar a se multiplicar no nosso corpo. Portanto, o uso de máscaras é importante como medida de proteção tanto para você mesmo quanto para as pessoas a seu redor.

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança. Apesar de sua eficácia, seu uso deve ser acompanhado de outras medidas de proteção como limpeza frequente das mãos e distanciamento físico de 2 metros de outras pessoas.

 

QUAL O MELHOR MATERIAL PARA CONFECCIONAR UMA MÁSCARA?

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as máscaras recomendadas para o uso geral da população não são as máscaras cirúrgicas (descartáveis) ou as do tipo N95. As primeiras são indicadas para profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas da covid-19, enquanto as N95 são reservadas para quem trabalha em ambientes ou em procedimentos de altíssimo risco de contaminação, como as UTIs.

Houve atualizações de qual seria o melhor tipo de máscara desde o início da pandemia. Para a população em geral, a indicação mais atual é de máscaras confeccionadas com pelo menos três camadas destes tecidos:

a camada mais interna deve ser feita de um material com boa absorção de água como o algodão ou tecidos similares; 
a segunda camada (intermediária) deve ser composta preferencialmente por um material que não tem afinidade com água, como um tecido sintético (TNT);  


a terceira e última camada também deve ser feita com um material de pouca absorção para evitar a penetração da máscara pelo vírus e contato dele com o nariz ou boca do usuário.
Porém, se você ainda não tem uma delas, continue usando as de tecido duplo e providencie uma tripla o quanto antes.

 

COMO UTILIZAR CORRETAMENTE SUA MÁSCARA?

Para utilizar sua máscara de forma correta, siga os passos a seguir:

higienize suas mãos antes de colocar a máscara;
verifique se a máscara está em bom estado e não contém nenhum buraco ou rasgo. Não deve ser feito o uso de máscaras danificadas;
coloque-a de maneira que cubra o nariz, boca e queixo, sem deixar espaços vazios nas laterais;
evite tocar na máscara enquanto a usar, principalmente em sua parte frontal;
troque a máscara caso ela fique molhada ou suja;
higienize novamente suas mãos antes de tirar a máscara;
retire-a por meio dos elásticos ou cordas, evitando contato com a parte frontal da máscara;
realize nova higienização das mãos com sabão ou solução alcoólica de pelo menos 60% de concentração. 


Para higienizar sua máscara:

a melhor opção é lavá-la com detergente ou sabão e água quente (pelo menos 60ºC) diariamente;
caso não seja possível, você pode deixá-la de molho em solução com cloro a 0,1% (uma colher de sopa a cada litro) por 1 minuto e enxaguá-la ou lavá-la em água em temperatura ambiente e, após a lavagem, realizar fervura por 1 minuto.
Para reutilizar as máscaras quando elas não estão úmidas ou sujas, coloque-as em saco plástico descartável limpo e que não tenha contato com outras superfícies. Segure-as sempre pelos elásticos.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp