Junco do Maranhão na coleta de sangue: missão de amor ao próximo

Parceria entre Hemonúcleo e prefeitura aumenta a quantidade de doadores no município

Durante esta sexta-feira (23), em Junco do Maranhão, as atenções ficaram voltadas para o ato de amor e que pode salvar milhares de vida: doação de sangue. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, atuou em parceria direta com o Hemonúcleo de Pinheiro/MA na coleta de sangue e na sensibilização dos doadores.

A mobilização solidária foi um sucesso, várias pessoas saíram das suas casas e foram até a sede da SEMUS para se tornar um doador, no local foi montado um posto de coleta. O dia todo a movimentação foi satisfatória, as pessoas se dispuseram a contribuir e o resultado deve resultar em próximas campanhas no futuro.

O prefeito Antonio Filho (PCdoB), a vice-prefeita Fernanda e alguns vereadores passaram pelo local para prestigiar e apoiar a causa. Em visita a sala de coleta, toda a comitiva, presenciou de perto a seriedade do trabalho e responsabilidade com a qual os profissionais realizavam os procedimentos.

Junco do Maranhão na coleta de sangue: missão de amor ao próximo

“É importante investir em saúde e buscar parcerias para que as políticas de saúde púbica sejam efetivadas, por isso parabenizamos a Hemomar por se deslocar até Junco do Maranhão para realizar a coleta, não foi fácil, mas a presença das pessoas mostra que valeu a apena e que essa ação vai se repetir” comentou o prefeito.

Alguns secretários municipais também se tornaram doadores, como o secretário de cultura, Jhonata, que acredita na ação como meio positivo para salvar vidas e para ensinar a amar o próximo. “A ação é uma representação fiel de como devemos amar o próximo, nos ensina que isso é importante, por isso faço questão de doar e de convidar outras pessoas para fazer o mesmo” comentou.

O secretário de saúde, Ayrton Abas, reforçou o fato da ação ser inédita e de confirmar o compromisso da gestão com a saúde dos juncoenses. “As pessoas do município, quando necessitavam de sangue para algum familiar ou amigo, sempre se dirigem até o Hemomar de Pinheiro. Mas hoje foi feito o caminho inverso. O Hemomar veio até Junco para fazer as coletas, uma ação inédita e que confirma como a gestão tem compromisso com a saúde dos cidadãos. Hoje podemos dizer que temos um estoque disponível para os nossos pacientes" afirmou o secretário.

Procedimentos

Para se tornar um doador, o cidadão passou por cadastramento, por uma triagem e por uma consulta médica. Para facilitar esse trabalho, máquinas e equipamentos foram transportados da sede da Hemomar de Pinheiro até o local das coletas.

Mais fotos: