Cultura viva: Festival do Açaí de Junco do Maranhão entra para o calendário cultural da região Alto Turi

Foram três dias de festival, onde a cultural local foi fortalecida com a manutenção das tradições.

Junco do Maranhão acumula as ações no direcionamento do fortalecimento de laços culturais, o Festival do Açaí, realizado pela 17ª vez, comprova os bons resultados no setor durante esse ano. Entrando para o calendário cultural da Região Alto Turi, o Festival durou três dias regado ao bom e delicioso açaí maranhense.

A pareceria entre as secretarias de esporte  e cultura, entre os moradores do Povoado Vera Cruz e o fundador do Festival, o amigo Novo, permitiram uma edição diferenciada, sobretudo pela organização. A prefeitura de Junco do Maranhão implementou ações de divulgação e estimulo a participação local para que a tradição fosse mantida e fortalecida.

O Prefeito Antonio Filho e sua esposa Katiuscia, a vice-prefeita Fernanda e toda a equipe de governo foram prestigiar o evento. Além de receberem os visitantes das cidades vizinhas, as autoridades foram dar ainda mais suporte para que o evento fosse um dos melhores já realizados.

O secretário adjunto de cultura, Jhonata, lembrou da importante participação da comunidade local na realização do evento. “Estamos felizes pela realização de mais um festival do açaí. A festa superou nossas expectativas e já estamos pensando na festa do próximo ano, lembrando a forte participação da comunidade local, o que engrandeceu e enriqueceu o evento”.

Para o Antonio Filho a o festival deve continuar acontecendo e melhorando a cada ano. “Queremos ver o povo assim como estamos vendo hoje, alegre, feliz e mantendo suas tradições, nossa função é essa, por isso nós vamos continuar estimulando as tradições culturais” comentou.

A distribuição de açaí, açúcar e farinha foi o marco e o mais esperado por todos, com já é costume. Ressalta-se a delicia que é o açaí do Povoado Vera Cruz, um dos mais afamados na produção do típico açaí regional.