APMEL receberá R$ 102 mil de investimentos

Nesta quarta-feira (23), o governador do Maranhão, Flávio Dino, assinou, em solenidade no Palácio dos Leões, o termo de fomento da chamada pública da cadeia produtiva do mel que vai beneficiar o município de Junco do Maranhão. Ao todo serão investidos R$ 102 mil para o melhoramento das condições de produção do produto na Associação dos Apicultores de Junco do Maranhão (APMEL).

O presidente da APMEL, Rogério Soares da Silva, disse que com esse apoio dado pelo Governo do Estado a vida de todos os apicultores da Região do Alto Turi vai melhorar. Ele explicou que esse fomento vai ajudar na construção de uma unidade de estação de mel e na certificação do produto para a comercialização. “Será um marco para o estado inteiro. Vamos alcançar um mercado mais abrangente que são as redes de farmácias, supermercados, laboratórios, que vão estar comprando da gente pelo fato de estarmos certificados e organizados”, comemorou o produtor.

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o Governo tem garantido todas as condições para que os pequenos agricultores maranhenses possam elevar o patamar da produção no estado e fomentar a comercialização e maior geração de emprego e renda. “Investimos mais de mais R$ 100 mil na associação dos apicultores para fortalecer a cadeia produtiva do mel e fazer com que o nosso produto seja industrializado. Nossos técnicos estão em constante presença no município e fortalecendo a cadeia”, pontuou.

Também participaram da solenidade o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio César Mendonça, os prefeitos de Junco do Maranhão, Antônio Rodrigues do Nascimento Filho, de Primeira Cruz, George Santos, e de Bela Vista do Maranhão, Orias de Oliveira, além de secretários municipais e agricultores familiares da Associação dos Agricultores do Povoado Pedras (Santo Amaro), da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São José dos Portugueses (Cândido Mendes), da Associação Comunitária Santa Luzia do Povoado Celestrino (Primeira Cruz) e do Conselho de Desenvolvimento Comunitário dos Jovens de Bela Vista do Maranhão.