Ações do ‘Janeiro Roxo’ chegam ao Povoado Vera Cruz

Ações do ‘Janeiro Roxo’ chegam ao Povoado Vera Cruz

Diversos pacientes participaram das ações

Por Jornalista Fernando Nascimentho dia em Notícias

 

A mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de Junco do Maranhão para combater e diagnosticar a hanseníase alcança os principais povoados do município. Ontem(23) foi a vez do Povoado Vera Cruz receber os profissionais de saúde e os benefícios da campanha ‘Janeiro Roxo’.

Dialogar acerca do controle da doença e do tratamento correto é, acima de tudo, um dos primeiros passos para diminuir a incidência e as complicações da hanseníase. Por isso na Unidade Básica de Saúde do Povoado Vera Cruz o foco foi desfazer preconceitos e sensibilizar os pacientes.

Os profissionais da SEMUS, fortalecidos pelo planejamento constante, estiveram no local para desenvolver palestras e avaliações dermatológicas. As ações foram positivas para a comunidade e os profissionais garantem que o monitoramento vai continuar.

 

SAIBA MAIS SOBRE A HANSENÍASE

 

O que é hanseníase?

 

É uma doença infecciosa e contagiosa, que  causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

 

De onde vem a doença?

 

A hanseníase não é hereditária. É causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).

 

Como é feito o diagnóstico da hanseníase?

 

O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes. A doença pode ser diagnosticada em uma consulta médica em consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos). O serviço público de saúde em todo o Brasil oferece gratuitamente o tratamento. Importante: todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase devem ser examinadas.

 

Hanseníase tem cura?

 

Sim, a hanseníase tem cura. Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

 

Como são feitos os exames?

 

Em muitos casos, os médicos dos serviços públicos de saúde especializados em hanseníase podem diagnosticar a doença apenas no exame clínico. Pacientes de hanseníase fazem exame dermatológico e exame neurológico.

 

Como é o tratamento?

 

O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral – os medicamentos destroem os bacilos. O tratamento leva de 6 meses a 1 ano. Se seguir o tratamento cuidadosamente, o paciente recebe alta por cura.

 

Tem alguma dúvida sobre a hanseníase ou suspeita da doença? Procure seu médico!

 

GALERIA:

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp